🆃🅗🅴  🅱🅴🅰🅒🅷  🅱🅾🅨🆂
“Pet Sounds”

O álbum " Pet Sounds" da banda The Beach Boys lançado em maio de 1966, é amplamente reconhecido como uma obra-prima que teve um impacto significativo no desenvolvimento da música pop e rock, contribuindo indiretamente para o surgimento de géneros musicais como o rock proto progressivo. Embora não seja estritamente um álbum de rock progressivo, "Pet Sounds" influenciou uma série de artistas e bandas que posteriormente contribuíram para o surgimento desse género.

Brian Wilson, o principal compositor e produtor do álbum, procurou criar um som que fosse mais complexo e inovador do que o que estava sendo produzido até então. Ele utilizou técnicas de gravação pioneiras, como overdubs múltiplos, camadas de harmonias vocais e a exploração de diferentes timbres instrumentais. Isso ajudou a criar um som mais rico e intricado, que viria a ser uma característica chave do rock progressivo. 

As letras das músicas em "Pet Sounds" abordam temas mais introspetivos e emocionais do que as letras típicas das canções pop da época. Brian Wilson explorou suas próprias experiências e emoções, abrindo caminho para a abordagem mais literária e conceitual que se tornaria uma característica do rock progressivo.

O álbum apresenta uma variedade de instrumentos, incluindo elementos da música clássica e exótica, como o uso proeminente de instrumentos de sopro, cordas e até mesmo instrumentos não convencionais. Essa abordagem eclética da instrumentação influenciou bandas progressivas que posteriormente misturariam diferentes estilos musicais em suas composições.

Brian Wilson explorou progressões de acordes mais complexas e harmonias inovadoras, afastando-se das estruturas de acordes mais simples comuns no rock da época. Essa abordagem harmónica sofisticada serviu de inspiração para músicos que procuravam criar arranjos mais elaborados.

A procura de Brian Wilson por realizar sua visão musical única em "Pet Sounds" é um aspeto fundamental do rock progressivo. Esse género musical valoriza a liberdade artística e a busca por novas fronteiras musicais, algo que "Pet Sounds" exemplifica.

Embora "Pet Sounds" não seja tradicionalmente considerado um álbum de rock progressivo, suas influências se espalharam e moldaram a paisagem musical da época, contribuindo para a abertura de novas possibilidades sonoras e criativas que viriam a ser exploradas por bandas do rock progressivo. É importante entender que a evolução musical é frequentemente um processo gradual e influenciado por várias fontes, e "Pet Sounds" certamente desempenhou um papel fundamental nesse desenvolvimento.

Songs / Tracks listing

Side one

1.Wouldn't It Be Nice

2.You Still Believe in Me

3.That's Not Me

4.Don't Talk (Put Your Head on My Shoulder)

5.I'm Waiting for the Day

6-Let's Go Away for Awhile

 7-Sloop John B

Side two

1.God Only Knows

2.I Know There's an Answer

3.Here Today

4.I Just Wasn't Made for These Times

5.Pet Sounds~

6-Caroline, No

- The Beach Boys -

Al Jardine – vocals

Bruce Johnston – vocals

Mike Love – vocals

Brian Wilson

vocals; plucked piano strings on "You Still Believe in Me"; bass guitar, Danelectro bass, and organ on "That's Not Me"; piano on "Pet Sounds"; overdubbed organ or harmonium on "I Know There's an Answer"

Carl Wilson

vocals; lead guitar and overdubbed 12-string electric guitar on "That's Not Me"; 12-string electric guitar on "God Only Knows"

Dennis Wilson

vocals; drums on "That's Not Me"

Guests

Tony Asher – plucked piano strings on "You Still Believe in Me"

Steve Korthof – tambourine on "That's Not Me"

Terry Melcher – tambourine on "That's Not Me" and "God Only Knows"

Marilyn Wilson – additional vocals on "You Still Believe in Me" introduction (uncertain)

Tony (surname unknown) – tambourine on "Sloop John B"

Session musicians (also known as "The Wrecking Crew")

Chuck Berghofer – string bass; Hal Blainebicycle horn, drums, percussion, sleigh bells, timpani; Glen Campbellbanjo, guitar; Frank Cappbells, beverage cup, timpani, glockenspiel, tambourine, temple blocks, vibraphone; Al Casey – guitar; Roy Caton – trumpet; Jerry Cole – electric guitar, guitar; Gary Colemanbongos, timpani; Mike Deasy – guitar; Al De Loryharpsichord, organ, piano, tack piano; Steve Douglas – alto saxophone, clarinet, flute, piano, temple blocks, tenor saxofone; Carl Fortinaaccordion; Ritchie Frost – drums, bongos, Coca-Cola cans; Jim Gordon – drums, orange juice cups; Bill Green – alto saxophone, clarinet, flute, güiro, tambourine; Leonard Hartmanbass clarinet, clarinet, English horn; Jim Horn – alto saxophone, clarinet, baritone saxophone, flute; Paul Horn – flute; Jules Jacob – flute; Plas Johnson – clarinet, güiro, flute, piccolo, tambourine, tenor saxofone; Carol Kaye – electric bass, guitar; Barney Kessel – guitar; Bobby Klein – clarinet; Larry Knechtel – harpsichord, organ, tack piano; Frank Marocco – accordion; Gail Martin – bass trombone; Nick Martinis – drums. Mike Melvoin – harpsichord, Jay Migliori – baritone saxophone, bass clarinet, bass saxophone, clarinet, flute; Tommy Morgan – bass harmónica; Jack Nimitz–  baritone saxophone, bass saxofone; Bill Pitman – guitar; Ray Pohlman – electric bass; Don Randi – tack piano; Alan Robinsonfrench horn; Lyle Ritz – string bass, ukulele; Billy Strange – electric guitar, guitar, 12-string electric guitar; Ernie Tack – bass trombone; Paul TannerElectro-Theremin; Tommy Tedesco – acoustic guitar; Jerry Williams – timpani; Julius Wechterbicycle bell, tambourine, timpani, vibrafone

The Sid Sharp Strings

Arnold Belnick – violin; Norman Botnick – viola; Joseph DiFiore – viola; Justin DiTullio – cello; Jesse Erlich – cello; James Getzoff–  violin; Harry Hyams – viola; William Kurasch – violin; Leonard Malarsky – violin; Jerome Reisler – violin; Joseph Saxon – cello; Ralph Schaeffer – violin; Sid Sharp – violin; Darrel Terwilliger – viola; Tibor Zelig – violin


Comentários

Mensagens populares deste blogue