🆃🅗🅴  🅼🅾🅣🅷🅴🅡🆂  🅞🅵  🅸🅝🆅🅴🅝🆃🅘🅾🅽

“We're Only in It for the Money”

O álbum "We're Only in It for the Money" da banda The Mothers of Invention, liderada por Frank Zappa, é um marco importante no contexto do desenvolvimento do rock proto progressivo. Lançado em março de 1968, o álbum é conhecido por sua abordagem satírica e experimental à música, à cultura e à sociedade da época, e teve um impacto significativo no estabelecimento das bases para o rock progressivo que se seguiria.

"We're Only in It for the Money" incorpora uma ampla gama de influências musicais, incluindo rock, música clássica, avant-garde e jazz. O álbum apresenta arranjos complexos, mudanças de tempo inesperadas e uma variedade de instrumentação. Esses elementos musicais experimentais foram influentes para a posterior evolução do rock progressivo, que também se caracterizou pela exploração musical e pela incorporação de diferentes estilos.

O álbum critica abertamente a sociedade, a política, a cultura pop e até mesmo a própria cena musical da época. As letras satíricas de Frank Zappa abordam temas como a guerra do Vietname, a superficialidade da cultura de celebridades e as contradições na contracultura dos anos 60. Essa abordagem crítica e provocativa foi uma característica compartilhada por muitas bandas de rock progressivo, que frequentemente exploraram temas sociais e filosóficos em suas músicas.

"We're Only in It for the Money" é um álbum conceptual que satiriza o icónico álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles e a cultura da época. Essa abordagem de álbum como uma narrativa coesa e temática foi adotada posteriormente por muitas bandas de rock progressivo, que frequentemente lançavam álbuns conceptuais com histórias elaboradas.

O álbum apresenta experimentações de estúdio, como manipulação de fitas, sobreposições de sons e efeitos sonoros. Essa abordagem de experimentar com a tecnologia disponível para criar novos sons e atmosferas foi uma característica do rock progressivo, onde bandas frequentemente procuravam novas formas de expressão através da produção e gravação inovadoras.

"We're Only in It for the Money" mistura elementos de rock, música erudita, pop e jazz de maneira única. Essa hibridização de géneros é uma característica distintiva do rock progressivo, que frequentemente mesclava influências diversas para criar um som distintivo e sofisticado.

Portanto, o álbum "We're Only in It for the Money" da banda The Mothers of Invention desempenhou um papel crucial na moldagem das características fundamentais do rock progressivo emergente. Sua abordagem experimental, letras críticas e inovações musicais influenciaram profundamente a forma como o rock progressivo se desenvolveria nas décadas seguintes.

Side one

1."Are You Hung Up?"; 2."Who Needs the Peace Corps?"; 3.“Concentration Moon"; 4."Mom & Dad"; 5."Telephone Conversation" (included in "Bow Tie Daddy" on the original LP); 6."Bow Tie Daddy"; 7."Harry, You're a Beast"; 8."What's the Ugliest Part of Your Body?"; 9."Absolutely Free"; 10."Flower Punk"; 11."Hot Poop"


Side two

1
."Nasal Retentive Calliope Music"; 2."Let's Make the Water Turn Black"; 3."The Idiot Bastard Son"; 4."Lonely Little Girl" (listed as "It's His Voice on the Radio" on the original LP sleeve); 5."Take Your Clothes Off When You Dance"; 6."What's the Ugliest Part of Your Body? (Reprise)"; 7."Mother People"; 8."The Chrome Plated Megaphone of Destiny"


- The Mothers Today -

(as of 1967)

Frank Zappa – guitar, piano, lead vocals & editing

Jimmy Carl Black – drums, trumpet, vocals, Indian of the group

Roy Estrada – electric bass, vocals, asthma

Billy Mundi – drums, vocals, yak & black lace underwear

Don Preston – retired

Bunk Gardner – all woodwinds, mumbled weirdness

Ian Underwood – piano, woodwinds, wholesome

Euclid James "Motorhead" Sherwoodroad manager, baritone saxophone, soprano saxophone, all purpose weirdness & teen appeal

(Subsequent CD releases of this album contain a paragraph on the sleeve titled "The Last Word," explaining that the Mothers band pictured on the album was not the band that played the music, and in fact all musical duties on the album were performed by Frank Zappa, Ian Underwood, Roy Estrada and Billy Mundi. Jimmy Carl Black, Don Preston, Bunk Gardner and Euclid James "Motorhead" Sherwood were all featured in some capacity on the record.)

Additional personnel

Suzy Creamcheese (Pamela Zarubica) – telephone voice

Pamela Zarubica – vocals

Dick Barber – Snorks

Eric Clapton – Male speaking part in "Are You Hung Up?" and "Nasal Retentive Calliope Music".

Gary Kellgren –  the one doing all the creepy whispering" (i.e., interstitial spoken segments)

Spider Barbour – vocals

Dick Kunc – "cheerful interruptions" vocal

Vicki Kellgren – additional telephone vocals

Ronnie Williams – backwards voice

Sid Sharp – conductor (under Frank Zappa's supervision) of the "Abnuceals Emuukha Electric Symphony Orchestra and Chorus" on "Absolutely Free", "Mother People" and "The Chrome Plated Megaphone of Destiny"

Comentários

Mensagens populares deste blogue