🅼🅾🆁🆃  🅶🅰🆁🆂🅾🅽

The Wozard of Iz - An Electronic Odyssey

O álbum "The Wozard of Iz - "An Electronic Odyssey" do compositor e pioneiro da música eletrónica Mort Garson é uma obra de significativa relevância no contexto do desenvolvimento do rock proto progressivo. Lançado em dezembro de 1968, o álbum é uma interpretação eletrónica e psicadélica da trilha sonora do clássico filme “The Wizard of Oz".

"The Wozard of Iz" foi um dos primeiros álbuns a incorporar extensivamente elementos eletrónicos na música, o que o tornou um precursor para as tendências experimentais que caracterizariam o rock progressivo. Mort Garson usou sintetizadores Moog e outros equipamentos eletrónicos para criar uma atmosfera sonora única, explorando sons e texturas incomuns que eram inovadores para a época.

O álbum combinou elementos do rock psicadélico, música clássica, música pop e música eletrónica, demonstrando uma abordagem eclética à composição e produção musical. Essa fusão de géneros é uma característica chave do rock progressivo, que mais tarde se tornaria uma parte fundamental do género.

Assim como muitos álbuns de rock progressivo, "The Wozard of Iz" segue uma narrativa e um conceito, adaptando a história de "O Feiticeiro de Oz" para uma interpretação psicadélica e eletrónica, antecipando a tendência do rock progressivo de criar álbuns conceptuais com temas elaborados.

A inclusão de sintetizadores Moog e outros instrumentos eletrónicos no álbum de Garson foi pioneira e influente. O rock progressivo frequentemente incorporava instrumentos não convencionais e experimentais, e os sintetizadores tornaram-se uma característica distintiva desse género.

"The Wozard of Iz" demonstrou uma vontade de explorar novas direções musicais, indo além das estruturas tradicionais de canções pop. Essa abordagem de exploração musical é uma característica fundamental do rock progressivo, que muitas vezes se destacava pela sua complexidade musical e pela procura por novas sonoridades.

Embora Mort Garson não seja frequentemente associado ao rock progressivo, seu álbum "The Wozard of Iz - An Electronic Odyssey" desempenhou um papel importante na introdução de elementos eletrónicos e experimentais no cenário musical da época. Sua abordagem inovadora à música e sua fusão de géneros contribuíram para o desenvolvimento do rock proto progressivo, que eventualmente evoluiria para o rock progressivo pleno. Portanto, o álbum de Garson é considerado uma peça relevante na história do género.


 


Side one

1."Prologue" - 3:05

2."Leave the Driving to Us" - 2:50

3."Upset Strip" - 2:25

4."Never Follow the Yellow-Green Road" - 2:40

5"Thing-a-Ling (Scared Crow)" - 2:21

6."In-man" - 1:28

7."Man With the Word (Lyin' Coward)" - 2:00

8."They're Off to Find the Wozard" - 1:40


Side two

9."Blue Poppy" - 6:27

10."I've Been Over the Rainbow" - 2:10

11."Big Sur" - 3:20

12."Killing of the Witch" - 3:35

13."Finale" - 1:04

 

Mort Garson – score, electronics

Jacques Wilson – vocals

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue