🅿🅸🅝🅺  🅵🅻🅾🆈🅳

"More"

O álbum "More" da banda Pink Floyd é um marco importante no contexto do desenvolvimento do rock proto progressivo. Lançado em junho de 1969, "More" foi o terceiro álbum de estúdio da banda e serviu como trilha sonora do filme de mesmo nome, dirigido por Barbet Schroeder. A trilha sonora foi encomendada pela produção do filme e representou um momento de transição na carreira de Pink Floyd, pois marcou o início de sua exploração de sons mais experimentais e progressivos.

"More" foi o primeiro álbum de Pink Floyd a incorporar elementos de música experimental e psicadélica de forma mais proeminente. Faixas como "Cirrus Minor" e "Quicksilver" apresentam texturas sonoras atmosféricas e experimentais que prefiguram os desenvolvimentos futuros do rock progressivo.

O álbum introduziu uma variedade de instrumentos menos convencionais para o rock da época, como o mellotron, flautas e efeitos de som. Essa abordagem inovadora na instrumentação contribuiu para a atmosfera única do álbum.

As composições de "More" são mais complexas e estruturalmente ambiciosas do que as músicas dos álbuns anteriores da banda. Isso é evidente em faixas como "The Nile Song" e "Cymbaline", que apresentam arranjos mais elaborados.

Pink Floyd estava na vanguarda da cena musical psicadélica e progressiva na época, e "More" demonstrou sua disposição para explorar novos territórios musicais influenciando outras bandas e músicos a se aventurarem em direções musicais mais experimentais.

Embora "More" não seja considerado um álbum de rock progressivo no sentido estrito, ele ajudou a pavimentar o caminho para o surgimento desse género nos anos 1970, e Pink Floyd continuaria a desenvolver seu som progressivo em álbuns subsequentes, como "Atom Heart Mother" e "Meddle".

Em resumo, o álbum "More" da banda Pink Floyd desempenhou um papel importante na evolução do rock proto progressivo ao incorporar elementos de experimentação sonora, instrumentação diversificada e composições mais complexas. Sua influência e inovação contribuíram para o cenário musical da época e ajudaram a estabelecer as bases para o posterior desenvolvimento do rock progressivo.

Side one

1."Cirrus Minor"

2."The Nile Song"

3."Crying Song"

4."Up the Khyber" (instrumental)

5."Green Is the Colour"

6."Cymbaline"

7."Party Sequence" (instrumental)

Side two

8."Main Theme" (instrumental)

9."Ibiza Bar"

10."More Blues" (instrumental)

11."Quicksilver" (instrumental)

12."A Spanish Piece"

13."Dramatic Theme" (instrumental) 

Roger Waters

bass guitar (1-6, 8-10, 13), tape effects, percussion

Richard Wright

Farfisa organ (1, 4-6, 8-9, 11, 13), piano (4-6, 9), vibraphone (3, 11), Hammond organ (1), backing vocals

David Gilmour

vocals, electric guitar (2, 3, 8, 9-11, 13), acoustic guitar (1, 5), classical guitar (3, 6, 12), percussion (12)

Nick Mason

drums (2-4, 8-10, 13), bongos (6, 7), percussion (11)

Additional personnel

Lindy Mason – tin whistle (5, 7)

Comentários

Mensagens populares deste blogue