🆂🅾🅵🆃 🅼🅰🅲🅷🅘🅽🅴
"The Soft Machine"
O álbum de estreia autointitulado "The Soft Machine" da banda britânica Soft Machine, lançado em dezembro de 1968, é considerado uma obra seminal no desenvolvimento do rock proto progressivo e da cena musical progressiva em geral.
O álbum incorpora uma variedade de influências musicais, incluindo rock, jazz, música experimental e psicadélica. Essa fusão de estilos ajudou a pavimentar o caminho para a abordagem eclética e progressiva que se tornaria uma característica distintiva do rock progressivo.
Os Soft Machine são conhecidos por sua abordagem experimental à música, utilizando instrumentos e técnicas não convencionais, influenciando muitas bandas prog posteriores a explorar novos sons e texturas em sua música.
Embora o álbum não seja tão complexo quanto algumas das obras posteriores do rock progressivo, ele apresenta composições mais elaboradas do que a maioria das músicas de rock da época, ajudando a pavimentar o caminho para a criação de músicas progressivas mais longas e intrincadas.
Os Soft Machine também são conhecidos por sua abordagem à improvisação, especialmente durante as apresentações ao vivo, influenciando a ênfase na improvisação que muitas bandas de rock progressivo incorporariam em seu som.
Os Soft Machine fazem parte da cena musical de Canterbury, que incluía bandas como Caravan, Gong e Hatfield and the North. Essas bandas desempenharam um papel significativo no desenvolvimento do rock progressivo, e os Soft Machine foram uma das pioneiras dessa cena.
Em resumo, o álbum "Soft Machine" da banda Soft Machine é relevante no contexto do desenvolvimento do rock proto progressivo porque ajudou a definir muitos dos elementos-chave que seriam posteriormente associados ao género progressivo. Sua fusão de estilos, experimentação sonora e abordagem à composição influenciaram muitas bandas prog posteriores e contribuíram para a diversificação e expansão da música rock no final da década de 1960 e além.
Side one
1."Hope for Happiness"
2."Joy of a Toy"
3."Hope for Happiness (reprise)"
4."Why Am I So Short?"
5."So Boot If At All"
6."A Certain Kind"
Side two
7."A Certain Kind"
8."Priscilla"
9."Lullabye Letter"
10."We Did It Again"
11."Plus Belle qu'une Poubelle"
12."Why Are We Sleeping?"
13."Box 25/4 Lid"
Mike Ratledge – organ
Kevin Ayers – lead guitar,
bass, lead vocals (on 10), spoken word (on 12)
Robert Wyatt – drums, lead
vocals
Additional personnel
Hugh Hopper – fuzz bass (on 13)
The Cake – backing vocals
(on 12)
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