🆂🅾🅵🆃  🅼🅰🅲🅷🅘🅽🅴

Volume Two"

O álbum "Volume Two" da banda Soft Machine é uma obra de grande relevância no contexto do desenvolvimento do rock proto progressivo e, de fato, desempenhou um papel significativo na evolução desse género musical. Lançado em abril de 1969, o álbum representou uma transição importante entre o rock psicadélico e o progressivo, ajudando a pavimentar o caminho para o que viria a ser conhecido como rock progressivo.


"Volume Two" é notável por sua abordagem experimental à música. Os Soft Machine incorporaram uma variedade de elementos sonoros, incluindo improvisação de jazz, estruturas de composição complexas e instrumentação diversificada, que incluía teclados, baixo e bateria. Isso contribuiu para a expansão das fronteiras do rock convencional ajudando a criar uma linguagem musical mais sofisticada.

As músicas do álbum apresentam estruturas complexas e muitas vezes não seguem a forma de verso-refrão típica do rock, demonstrando uma ênfase na composição musical e na exploração de ideias musicais mais elaboradas.

"Volume Two" teve um impacto significativo na cena musical da época e influenciou outras bandas que estavam explorando abordagens musicais semelhantes. Grupos como King Crimson e Yes, que posteriormente se tornaram figuras proeminentes no movimento progressivo, foram influenciados pelo som e pela abordagem inovadora de Soft Machine.

Este álbum contribuiu para a abertura do rock à experimentação e à criatividade musical, desafiando as convenções do género, abriu caminho para a criação de álbuns mais ambiciosos e ecléticos que caracterizariam o rock progressivo posteriormente.

Em resumo, "Volume Two" de Soft Machine desempenhou um papel crucial na evolução do rock proto progressivo, fornecendo um exemplo notável de como a música rock poderia se tornar mais complexa, eclética e experimental. Sua influência na cena musical da época e seu legado duradouro como um dos álbuns seminais do rock progressivo destacam sua importância histórica e cultural.

Track listing

Side 1

1.“Rivmic Melodies" – 17:07: - a."Pataphysical Introduction – Pt. 1" (Robert Wyatt) – 1:00; b."A Concise British Alphabet – Pt. 1" (Hugh Hopper, arr. Wyatt) – 0:10; c."Hibou, Anemone and Bear" (Mike Ratledge, Wyatt) – 5:58; d."A Concise British Alphabet – Pt. 2" (Hopper, arr. Wyatt) – 0:12; e."Hulloder" (Hopper, arr. Wyatt) – 0:52; f."Dada Was Here" (Hopper, arr. Wyatt) – 3:25; g."Thank You Pierrot Lunaire" (Hopper, arr. Wyatt) – 0:47; h."Have You Ever Bean Green?" (Hopper, arr. Wyatt) – 1:23; i."Pataphysical Introduction – Pt. 2" (Wyatt) – 0:50; j."Out of Tunes" (Ratledge, Hopper, Wyatt) – 2:30

Side 2

2."As Long as He Lies Perfectly Still" (Ratledge, Wyatt) – 2:30

3."Dedicated to You But You Weren't Listening" (Hopper) – 2:30

4."Esther's Nose Job" – 11:13: - a."Fire Engine Passing with Bells Clanging" (Ratledge) – 1:50; b."Pig" (Ratledge) – 2:08; c."Orange Skin Food" (Ratledge) – 1:52; d."A Door Opens and Closes" (Ratledge) – 1:09; e."10:30 Returns to the Bedroom" (Ratledge, Hopper, Wyatt) – 4:14

- Soft Machine -

Mike Ratledge

piano, Lowrey Holiday De Luxe organ; Hammond organ (on 3); harpsichord (on 12); flute (on 3 and 10)

Hugh Hopper

bass guitar; acoustic guitar (on 12); alto saxophone (on 3 and 14-16)

Robert Wyatt

drums, lead and backing vocals

Additional personnel

Brian Hopper

soprano and tenor saxophone

Comentários

Mensagens populares deste blogue