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“Bitches Brew”

O álbum "Bitches Brew de Miles Davis, lançado em março de 1970, é amplamente considerado uma obra seminal que teve um impacto significativo no desenvolvimento do jazz fusion e influenciou o rock progressivo.

"Bitches Brew" é muitas vezes apontado como um dos primeiros álbuns de jazz fusion. Davis quebrou barreiras ao combinar elementos do jazz modal com elementos do rock, funk e música clássica. A fusão de estilos e a inclusão de elementos eletrónicos foram inovadores para o jazz da época.

O álbum também teve impacto no rock progressivo, pois incorporou elementos do género em sua abordagem musical. A estrutura das músicas, o uso de instrumentos eletrónicos e a experimentação sonora foram características que ecoaram no rock progressivo da década de 1970.

"Bitches Brew" apresentou uma instrumentação expandida, incluindo múltiplos teclados, guitarras elétricas, baixos e uma seção rítmica poderosa. Isso contrastava com a formação mais tradicional do jazz, incorporando elementos mais característicos do rock.

A utilização proeminente de instrumentos elétricos e eletrónicos, como guitarras elétricas, teclados e órgãos, contribuiu para uma sonoridade mais densa e texturizada, aproximando-se das características do rock progressivo da época.

Embora o álbum ainda contenha elementos de improvisação característicos do jazz, a abordagem de Davis incorporou improvisações estendidas e estruturas menos convencionais, aproximando-se do estilo mais livre associado ao rock progressivo.

As músicas em "Bitches Brew" muitas vezes não seguem estruturas convencionais de jazz. Elas são frequentemente mais longas, com mudanças abruptas de dinâmica e textura, características que ressoam no estilo progressivo.

A abordagem inovadora de Miles Davis em "Bitches Brew" influenciou uma geração de músicos em diversas áreas, incluindo jazz, rock e música eletrónica. Muitos artistas de jazz fusion e rock progressivo citam o álbum como uma influência crucial em suas próprias explorações musicais.

Ao desafiar as convenções estilísticas e expandir os limites musicais, "Bitches Brew" abriu caminho para uma era de experimentação e fusão entre géneros, contribuindo para a evolução do jazz fusion e influenciando o surgimento do rock progressivo como um género distintivo.

Em resumo, "Bitches Brew" de Miles Davis desempenhou um papel fundamental na fusão de estilos musicais, contribuindo tanto para o desenvolvimento do jazz fusion quanto para a influência no rock progressivo, marcando um ponto de viragem na história da música moderna. Sua abordagem inovadora e experimental continua a ser estudada e apreciada até os dias de hoje.

Songs / Track listing

Side One

1."Pharaoh's Dance"

Miles Davis – trumpet; Wayne Shorter – soprano saxophone; Bennie Maupin – bass clarinet; Joe Zawinul – electric piano (left); Larry Young – electric piano (center); Chick Corea – electric piano (right); John McLaughlin – electric guitar; Dave Holland – bass; Harvey Brooks – electric bass; Lenny White – drum set (left); Jack DeJohnette – drum set (right); Don Alias – congas; Juma Santos (credited as "Jim Riley") – shaker

Side Two

2."Bitches Brew"

Miles Davis – trumpet; Wayne Shorter – soprano saxophone; Bennie Maupin – bass clarinet; Joe Zawinul – electric piano (left); Chick Corea – electric piano (right); John McLaughlin – electric guitar; Dave Holland – bass; Harvey Brooks – electric bass; Lenny White – drum set (left); Jack DeJohnette – drum set (right); Don Alias – congas; Juma Santos (credited as "Jim Riley") – shaker, congas

Side Three

3."Spanish Key"

Miles Davis – trumpet; Wayne Shorter – soprano saxophone; Bennie Maupin – bass clarinet; Joe Zawinul – electric piano (left); Larry Young – electric piano (center); Chick Corea – electric piano (right); John McLaughlin – electric guitar; Dave Holland – bass; Harvey Brooks – electric bass; Lenny White – drum set (left); Jack DeJohnette – drum set (right); Don Alias – congas; Juma Santos (credited as "Jim Riley") – shaker

4."John McLaughlin" (omit Brooks, Shorter and Davis)

Miles Davis – trumpet; Wayne Shorter – soprano saxophone; Bennie Maupin – bass clarinet; Joe Zawinul – electric piano (left); Chick Corea – electric piano (right); John McLaughlin – electric guitar; Dave Holland – bass; Harvey Brooks – electric bass; Lenny White – drum set (left); Jack DeJohnette – drum set (right); Don Alias – congas; Juma Santos (credited as "Jim Riley") – shaker, congas

Side Four

5."Miles Runs the Voodoo Down"

Miles Davis – trumpet; Wayne Shorter – soprano saxophone; Bennie Maupin – bass clarinet; Joe Zawinul – electric piano (left); Chick Corea – electric piano(right); John McLaughlin – electric guitar; Dave Holland – electric bass; Harvey Brooks – electric bass; Don Alias – drum set (left); Jack DeJohnette – drum set (right); Juma Santos (credited as "Jim Riley") – congas

6."Sanctuary" (omit McLaughlin, Maupin, Brooks and White)

Miles Davis – trumpet

Wayne Shorter – soprano saxophone; Bennie Maupin – bass clarinet; Joe Zawinul – electric piano (left); Chick Corea – electric piano (right); John McLaughlin – electric guitar; Dave Holland – bass; Harvey Brooks – electric bass; Lenny White – drum set (left); Jack DeJohnette – drum set (right); Don Alias – congas; Juma Santos (credited as "Jim Riley") – shaker, congas

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