🅽🅤🅲🅛🅴🅤🆂

“Elastic Rock”

"Elastic Rock" é um marco seminal na história do jazz rock fusion, representando o álbum de estreia da banda britânica Nucleus. Lançado em março de 1970, este trabalho revolucionário fundiu habilmente elementos do jazz, rock e música experimental, estabelecendo um novo padrão para a música contemporânea da época.

O álbum apresenta uma rica tapeçaria sonora, onde a improvisação do jazz se entrelaça com a energia do rock. Faixas como "1916" e "Elastic Rock" são exemplos perfeitos dessa fusão, com seus ritmos pulsantes, melodias ousadas e solos de instrumentos expansivos. A faixa-título, em particular, é um tour de force de improvisação, levando o ouvinte a uma jornada sonora que desafia convenções e expectativas.

Outras músicas emblemáticas do álbum incluem "Twisted Track" e "Taranaki", que exploram diferentes texturas e atmosferas, incorporando elementos de música étnica e experimental. A habilidade dos músicos em transitar entre géneros e estilos é evidente em cada faixa, criando uma experiência auditiva cativante e inovadora.

"Elastic Rock" não apenas solidificou o estatuto de Nucleus como uma das bandas mais importantes do jazz rock fusion, mas também influenciou uma geração inteira de músicos e bandas. Sua abordagem inventiva e sua disposição para desafiar fronteiras musicais abriram novos caminhos criativos, inspirando uma onda de experimentação e fusão no cenário musical da época.

Mesmo décadas após seu lançamento, "Elastic Rock" permanece como um testemunho duradouro do poder da criatividade e da colaboração musical, continuando a inspirar músicos e ouvintes com sua energia inovadora e sua paixão pela exploração sonora.

Songs / Tracks Listing

Side 1

1. 1916 (1:11)

2. Elastic Rock (4:05)

3. Striation (2:15)

4. Taranaki (1:39)

5. Twisted Track (5:15)

6. Crude Blues, Pt. 1 (0:54)

7. Crude Blues, Pt. 2 (2:36)

8. 1916- The Battle of Boogaloo (3:04)

Side 2

9. Torrid Zone (8:40)

10. Stonescape (2:39)

11. Earth Mother (0:51)

12. Speaking for Myself, Personally, in My Own (0:54)

13. Persephones Jive (2:15)

Total Time 36:18

Karl Jenkins

oboebaritone saxophoneelectric pianopiano

Ian Carr

trumpetflugelhorn

Brian Smith

tenor saxophonesoprano saxophoneflute

Chris Spedding

acoustic guitarelectric guitar

Jeff Clyne

basselectric bass

John Marshall

drumspercussion


Comentários

Mensagens populares deste blogue