🅲🅰🅽
“Soundtracks”
O álbum "Soundtracks" da banda alemã Can desempenhou um papel significativo no contexto do desenvolvimento do rock progressivo. Lançado em setembro de 1970, este álbum é muitas vezes considerado uma obra-prima experimental que transcende os limites do rock convencional, explorando novas fronteiras sonoras e influenciando uma geração de músicos.
Os Can são conhecidos por sua abordagem inovadora à música, e "Soundtracks" não é exceção. A banda incorporou uma ampla gama de influências musicais, desde o rock até o jazz, música étnica e eletrónica.
O álbum é marcado por extensas sessões de improvisação, uma característica central do rock progressivo. As faixas muitas vezes evoluem organicamente, com os músicos explorando diferentes texturas, ritmos e ideias musicais de forma espontânea.
Os Can foram uma das primeiras bandas a incorporar extensivamente sintetizadores e manipulação eletrónica em sua música. Isso contribuiu para a atmosfera psicadélica e experimental do álbum, influenciando outros artistas do rock progressivo a explorar novas possibilidades sonoras.
A inclusão de elementos de diferentes culturas musicais em "Soundtracks" também é uma característica proeminente. A banda incorporou instrumentos étnicos e ritmos não convencionais, contribuindo para a abordagem eclética do rock progressivo em relação a influências globais.
A faixa de abertura do lado dois "Mother Sky", posteriormente integrada na banda sonora do filme “Deep End”, 1971 do realizador polaco Jerzy Skolimowski, é uma jornada épica que encapsula a abordagem improvisacional e experimental do rock progressivo. Com mais de 14 minutos de duração, apresenta mudanças dinâmicas, experimentação sonora e uma fusão única de estilos.
"She Brings the Rain" é uma das faixas mais acessíveis do álbum, e faz parte da trilha sonora do filme “Ein großer graublauer Vogel” de 1969 do realizador Thomas Schamoni, possui uma atmosfera hipnótica e melódica. Apesar de ser mais estruturada do que algumas das outras faixas, ainda exibe a diversidade musical característica do rock progressivo.
Estas músicas, juntamente com outras do álbum "Soundtracks" ajudaram a consolidar a reputação de Can como uma banda inovadora e influenciaram diretamente o desenvolvimento do rock progressivo, inspirando futuras gerações de músicos a explorar novas fronteiras musicais.
♪
Songs
/ Track listing
Side one
1."Deadlock" (from the
film Deadlock, 1970, dir. Roland Klick)
2."Tango
Whiskyman" (from the film Deadlock)
3."Deadlock (Titelmusik)" (from
the film Deadlock)
4."Don't Turn the Light on,
Leave Me Alone" (from the film Cream – Schwabing Report, 1970,
dir. Leon Capetanos)
5."Soul
Desert" (from the film Mädchen mit Gewalt [de], 1970, dir. Roger Fritz)
Side two
6."Mother Sky"
(from the film Deep End, 1971, dir. Jerzy
Skolimowski)
7."She
Brings the Rain" (from the film Ein großer
graublauer Vogel [de], 1969, dir. Thomas
Schamoni)
♫
bass,
double bass
guitar,
violin
drums,
percussion, flute
vocals on
"Soul Desert" and "She Brings the Rain"
keyboards,
synthesizers
vocals on
"Deadlock", "Tango Whiskyman", "Don't Turn the Light On, Leave Me
Alone" and "Mother
Sky"; percussion
Comentários
Enviar um comentário