🅰🅷🅾🆁🅰  🅼🅰🅩🅳🅰

“Ahora Mazda”

Ahora Mazda é uma banda neerlandesa de Amsterdão, fundada em 1965. As raízes da banda remontam à colaboração de Rob van Wageningen (flauta, saxofone), Peter Abbink (baixo) e Winky Abbink (bateria) em um grupo chamado Free Art Group. Seu estilo musical inicial foi fortemente influenciado por músicos de jazz clássicos e vanguardistas como Ornette Coleman, Sun Ra e John Coltrane.

Em 1968, a banda passou por mudanças com a adição de Tony Schreuder no baixo e Peter Abbink mudando para a guitarra. Renomeando-se como Grupo 67/68, conheceram Ruud Tegelaar, empresário do Fantasio, que lhes ofereceu trabalho como banda residente da casa, levando a outra mudança de nome para Ahora Mazda, uma referência à principal divindade do Zoroastrismo, Ahura Mazda sugerida por Tegelaar.

Conhecidos por suas extensas jam session, Ahora Mazda optou por músicas mais concisas e arranjadas para seu autointitulado álbum de estreia. Lançado em 1970, o álbum apresentava um som que refletia a cena musical "espacial" dos Países Baixos. No entanto, as suas raízes musicais deviam mais à cena alemã Kosmische Musik do que à abordagem sinfónica de seus contemporâneos neerlandeses, como por exemplo a banda Focus.

A banda enfrentou desafios no ano seguinte, incluindo problemas com os membros Tony Schreuder e Winky Abbink. Paul van Wageningen, que tocava bateria no Groep 1850, substituiu Winky Abbink. Músicos substitutos foram contratados para apresentações ao vivo, mas devido a dificuldades e à falta do clima original, a banda acabou por se desfazer.

A banda era conhecida por longas jam session e recursos experimentais, evidentes em seu álbum de estreia. Apesar das durações relativamente curtas das faixas (a maior com duração de pouco mais de 9 minutos), as músicas mantiveram características improvisadas e experimentais, alinhando-se com o som kosmische Krautrock.

Em resumo, Ahora Mazda, apesar da sua breve existência, deu uma contribuição notável à cena do rock progressivo, oferecendo uma mistura única de elementos espaciais e experimentais influenciados pelas paisagens musicais neerlandesas e alemãs. O autointitulado álbum de estreia é um testemunho de sua abordagem inovadora no contexto do género rock progressivo em evolução.

Songs / Tracks Listing

Side 1

1. Spacy Tracy (8:28)

2. Timeless Dream (3:32)

3. Oranje Vrijstraat (7:29)

Side 2

4. Fallen Tree 9:13

5. Power (6:47)

6. Fantasio (5:20)

Total time 40:49

Bonus tracks on 1999 & 2009 CD releases

7. Vybral Stroll (1:58)

8. Nosy Noise (3:06)

9. Huppo Jaw (1:54)

10. Pushy (4:41)

11. Try To Forget (2:58)

Total Time 55:28

Peter Abbink

guitar, organ, piano, trumpet, jew's harp, bells, rattle, vocals

Rob van Wageningen

flutes, tenor saxophone, slide whistle, percussion, kalimba, vocals

Tony Schreuder

bass, percussion

Winky Abbink

drums

With

Rik Lina

tabla (6)


Comentários

Mensagens populares deste blogue