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“Parallelograms”

O álbum "Parallelograms" da cantora californiana Linda Perhacs, lançado em 1970, é frequentemente considerado uma obra precursora e influente no cenário do folk psicadélico e folk rock. Embora não seja estritamente um álbum de rock progressivo, ele desempenha um papel importante na transição do folk tradicional para formas mais experimentais e progressivas de música.

A relevância do "Parallelograms" para o desenvolvimento do rock progressivo pode ser analisada através de alguns pontos-chave como arranjos e produção inovadores, elementos psicadélicos, fusão de géneros e complexidade musical.

O álbum incorpora arranjos e produção inovadores para a época, indo além das estruturas tradicionais do folk. Linda Perhacs colaborou com o produtor Leonard Rosenman, conhecido por seu trabalho em trilhas sonoras de filmes. Juntos, exploraram técnicas de estúdio e arranjos que eram mais experimentais, incluindo sobreposições vocais e efeitos sonoros únicos.

"Parallelograms" apresenta elementos psicadélicos distintos, influenciados pela cena musical da época. As letras poéticas e introspetivas de Perhacs, combinadas com os arranjos sonoros inovadores, criam uma atmosfera psicadélica que se alinha com certas características do rock progressivo.

Linda Perhacs incorpora uma fusão de estilos musicais em "Parallelograms", indo além do folk convencional. Elementos de jazz, música clássica e até mesmo influências étnicas são detetáveis em várias faixas, o que é uma característica comum no rock progressivo, que muitas vezes funde diversos géneros musicais.

Embora não seja tão complexo quanto alguns álbuns de rock progressivo, "Parallelograms" mostra uma abordagem musical mais complexa do que a típica música folk da época. As progressões de acordes e as estruturas das músicas demonstram uma sofisticação musical que estava alinhada com a evolução progressiva da música da época.

O álbum como um todo é mais coeso do que centrado em faixas individuais. No entanto, músicas como a faixa-título "Parallelograms" e "Paper Mountain Man" são frequentemente citadas como exemplos das características progressivas do álbum, devido à sua abordagem inovadora e experimental em termos de arranjos e estruturas musicais.

Em resumo, "Parallelograms" desempenha um papel significativo como uma peça precursora que antecede o desenvolvimento do rock progressivo, oferecendo uma abordagem mais experimental e eclética ao folk, o que influenciou posteriormente o surgimento de formas mais progressivas de música.

Songs / Track listing

(All tracks composed and written by Linda Perhacs, except "Hey, Who Really Cares?" co-written by Oliver Nelson)

Side one

1."Chimacum Rain" – 3:33

2."Paper Mountain Man" – 3:13

3."Dolphin" – 2:56

4."Call of the River" – 3:51

5."Sandy Toes" – 3:00

6."Parallelograms" – 4:36

Side two

7."Hey, Who Really Cares?" – 2:44

8."Moons and Cattails" – 4:09

9."Morning Colors" – 4:48

10."Porcelain Baked Cast Iron Wedding" – 4:01

11."Delicious" – 4:08

Linda Perhacs

vocals, guitar, electronic effects, arranger

Leonard Rosenman

electronic effects, arranger, producer

Steve Cohn

lead guitar (6-string, 12-string, electric), arranger

John Neufield

flute, saxofone

Milt HollandShelley Manne

Percussion

Reinie Press

electric bass, Fender guitar

"Tommy"

Harmónica

Brian Ingoldsby

amplified shower hose for horn effects (1)

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